Coluna do Will

[Will na Copa] Futebol Europeu x Futebol Sul-Americano

388o Eterno confronto entre Sul-americanos e Europeus

Buenas e me espalho. Olá amigos. Devido a alguns transtornos não pude me fazer presente aqui com vocês por um longo espaço de tempo, mas novamente cá estou. E voltamos em ritmo de copa do mundo, afinal nosso Grêmio ainda aproveita as mini-férias!

(…)

Nem entrarei no mérito de dizer qual é a melhor ou o mais competitivo campeonato de clubes do mundo porque isso é uma obviedade aos olhos de quem realmente entende o que é a Libertadores e a UCL. Farei uma busca pro respostas um pouco mais profunda.

O Futebol em si, de ambas “escolas” futebolísticas passa por uma interrogação crucial no começo desta copa do Mundo. O que vemos são importantes vitórias e grandes resultados dos times Sul-americanos e derrotas com jogos apertados dos Europeus, os quais fazem mágica pra ainda estarem com chances de se classificarem.

Mas o porquê disto estar ocorrendo que me induz a criar este tópico e discutir com vocês, queridões!

Não há uma explicação lógica pra tudo isso. Ou há?

Seguidamente vemos o futebol Europeu ser tratado como SUPERIOR ao truculento e por vezes “sem qualidade” futebol sul-americano. Por ironia do destino o que vemos no maior evento do esporte que o mundo conhece é exatamente o contrário. Argentina, Uruguai estão com o pé nas Oitavas. Brasil e Paraguai devem confirmar passagem. Chile tem uma tarefa dura, mas nada impossível, afinal venceu o 1º jogo. E o México (sim, por que não os mexicanos neste bolo das Américas?) parece que desbancará a tão favorita França do grupo. Por outro lado vemos as grandes Alemanha, Inglaterra, Espanha, a própria França já citada, entre outras, remarem a duras forças para conseguirem vencer a maré da 1ª fase que segue grossa. Mas o que está acontecendo afinal? Será o duro calendário que faz com que os Sul-americanos estejam no meio da temporada (logo em melhor estado pra jogar um bom futebol) e os Europeus em fim de ano, cansados da exaustiva temporada? Ou quem sabe o esquecimento europeu no investimento da base dos times de lá, fazendo que somente jogadores sejam importados e assim suas seleções ficando a mercê do envelhecimento? São questionamentos que ainda procuram por respostas nesta Copa do mundo um tanto confusa.

Quando a discussão entra em Libertadores x UCL, acaba por ser vaga, afinal sabemos que os melhores jogadores sul-americanos jogam na Europa. Logo o melhor campeonato acaba por ser a Liga dos campeões por este e outros motivos. Agora quando a discussão é mais aprofundada, pensando-se o mundo enquanto “europeus e sul-americanos” num embate frontal do futebol, o buraco é bem mais embaixo, a meu ver.

Será que a Copa da África provará de vez que o futebol Sul-americano é o melhor do mundo? Será que as figurinhas de Gerard, Iniesta e Henry não serão mais procuradas que as de Forlan, Nilmar e Higuain?

Perguntas, perguntas e mais perguntas!

O que vocês acham?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.