Coluna do Társis

Uniforme novo, problema velho

Eu estava ansioso pelo lançamento da nova camisa tricolor 2010 desde o começo do ano. O modelo “Kiko” com a gola “capuz” foi um balde de água fria na torcida. As adaptações “modernas” do uniforme tricolor foram motivo de piada entre os amargos torcedores rivais.

Ainda assim, segundo a Puma, a camisa 2009 obteve vendas que considerou positivas. Tenho certeza de que o uniforme da Libertadores, mais tradicional, vendeu melhor. E como os gremistas são a maior torcida do Sul, além dos torcedores espalhados pelo Brasil (como eu), eu diria que essas vendas poderiam ter dobrado. Verdade também que o jejum de títulos colaborou, mas o torcedor ficou na bronca pela camisa tricolor “padrão Puma”.

309

Comparação: camisa 2010 x 2009

310
Semelhanças entre a nova e a camisa de 2001

Não gostaria de ser considerado um radical. Trabalho com marketing, entendo a necessidade de mudanças em um uniforme, acho importante mudar, mas sempre para melhor. Meu propósito não é desestimular a compra por parte do torcedor. No fundo, camisa é uma questão de gosto e o que eu acho feio, outro pode achar lindo. Mas me incomoda a propaganda enganosa que foi feita antes do lançamento deste fardamento.

Findo o ano de 2009, decidi por a mão na massa e como colecionador de camisas e gremista, iniciei 2010 apelando para o que o Depto. de Marketing do Grêmio fosse rigoroso com a Puma, fornecedora do material esportivo gremista, e os modelos criados para 2010 atendessem o desejo da torcida de uma volta às tradições, pois a camisa do Grêmio é reconhecida em todo mundo. Fiz um modelo e graciosamente enviei ao marketing gremista.

Esse clamor, bem como o modelo que desenhei, encontrou abrigo em inúmeros sites de ilustres tricolores, como o Grêmio Copero, Grêmio 1903, Grêmio 1983 e aqui mesmo no Camisas do Grêmio, onde posteriormente, tive a honra de receber o convite do Diego para ser um dos articulistas.

311
Comparação: Design 2010 x Modelo que criei

Pois com tanta pressão, o marketing garantiu que a camisa 2010 seria “bem tradicional”.

Os equívocos começaram com a campanha, que além de tardia, vendia as camisas sem mostrar o modelo. Boa parte da torcida tem bronca da Puma – talvez com razão –  o que certamente não lhe daria moral para um ação desse tipo. Ainda que o modelo da camisa não tenha sido revelado, foi vendido a um preço promocional e cercado de apostas positivas, estimuladas por declarações da direção.

Segundo o Diretor de Marketing, a nova camisa seria comparável à camisa de 1995. Aqui uma comparação entre a nova e uma releitura lançada pela própria Puma.

312

Dá para acreditar que alguém que entenda um pouco de designer compare esses dois modelos? Pois é.
O que me incomoda é ver tanta paixão transformada em padrão. A Puma claramente adapta o modelo a algum padrão que ela já tenha criado. E pior, nem sempre a um padrão adequado, como podemos ver a comparação abaixo.

313
Camisa 2010 x Modelo baseado no Peñarol 2010

É chato ver outros times que tradicionalmente tem fardamentos feios, com material mais caprichado. Isso endossa o desejo de mudança de boa parte da torcida que gostaria de ver outra empresa produzindo o material esportivo do Maior do Sul.

314
Comparação: Puma x Reebok (camisa do São Paulo)

Com tudo isso, muitos torcedores já estão reclamando. Não achei a nova camisa horrenda como a de 2009, mas fiquei com uma sensação incomoda, como se tivessem me prometido uma coisa e entregue outra.

Não sei se há tempo para pequenas mudanças, mas o André Kruse do Grêmio 1983 fez uma série de desenhos melhorando o design da camisa, recomendo uma olhada, todos os seus modelos são melhores que o atual. Vou torcer para que algum deles seja adotado e que as vendas não emperrem. Da minha parte, tenho certeza que não comprarei esse modelo atual. Também por conta do preço, irreal para a trabalhador médio.
E vou aguardar para ver a camisa shadow, quem sabe ela não será bonita?

Nem vou comentar a camisa branca, baseada nos modelos das seleções africanas. Outra peça pregada pelo marketing gremista, que garantiu em entrevistas que esse layout estava descartado.

Para mim, não chega a ser de fato um problema, já que o uniforme branco não tem que seguir nenhum padrão. Acho positivo que os fardamentos II e III – incluo a camisa de goleiro – sejam diferentes. Só lamento sinceramente a ausência da camisa celeste, muito mais apropriada e que faz parte da história tricolor.

Resumindo: já sei como o torcedor reagirá. E dá para culpá-lo?

Pelo termômetro do site, ou seja, os comentários , pouca gente gostou dessa camisa tricolor 2010, ou tem muitas ressalvas à fazer. Ela está claramente aquém do que os gremistas esperavam. Muitos, assim como eu, se sentem enganados. Para quem vai a bronca, para a Puma ou para o marketing tricolor?

Nada que a conquista do Penta Campeonato da Copa do Brasil não possa resolver, quem sabe, transformando essa camisa descaracterizada em um sucesso de vendas.

13 Comments to “Uniforme novo, problema velho”

  1. Eu particularmente gostei MUITO da nova camisa do tricolor (inclusive a branca). Apesar de não ser o prometido pela diretoria, com visual q lembrasse os antigos uniformes “Classicos”, o uniforme novo se mostra bem “moderno”de um jeito que demonstra seriedade e de certa forma, “elegancia”.

    Reply
  2. Parabéns, Felipe. Foi o primeiro comentário falando positivamente da camisa que li. Se gostou, ajude o clube e não deixe de comprar a sua. Em todos os comentários que li, haviam reclamações, negações ou pelo menos, “ajustes” solicitados.

    Descontando os tradicionais chatos de plantão, ainda é um grande número de torcedores insatisfeitos.

    Feio ou bonito, acho que esse fardamento está muito longe de ser o tal “tradicional” ou “clássico” prometido.

    Abraço!

    Reply
  3. Vicente Toniolo

    Parabéns pela aula de marketing Sr. Társis, sinceramente o Grêmio precisaria de um cara com a mente aberta como você para trabalhar no Marketing. Infelizmente mais uma vez reprovei a nova camiseta do Grêmio. Quero compartilhar com os amigos do site, a idéia que a Puma não tem feito grandes feitos nos times que trabalha em todo o mundo no quesito camisas “clássicas e tradicionais”, fora Puma e por favor, quem sabe um dia retornaremos para a Adidas.
    Társis, outra questão que eu não me conformo, e a questão da camisa preta do Grêmio, pô, temos exemplo de Juventude, Coritiba, Portuguesa e outros times que foi um sucesso, sei que o Estatuto do Grêmio não permite, mas custava alterar, o Grêmio está longe de ser um clube inteligente neste quesito, gente olha a sacada da Portuguesa um time médio, lançou uma camisa onde a empresa de material esportivo dela (penalty) fez uma parceria com uma loja de grife (Cavalera), ficou show está sendo vendida em todo Brasil com lista de espera, inclusive eu, estou aguardando. Espero que ano que vem a gente troque esta empresa. Sem falar do erro de mkt na libertadores do ano passado, onde deveríamos ter jogado o Brasileirão com aquela camiseta e a do “Quico” na libertadores, já que o período seria mais curto. Sinceramente amigos, não tenho mais esperanças com essa empresa Puma, enquanto isso vou comprando as retros que estão bem melhor na minha opinião.
    Abraços
    Vicente Toniolo.

    Reply
  4. Marcelo

    Gostei muito do modelo que você criou. Ficou muito melhor que o da Puma. Apesar de eu achar que a Puma deveria melhorar muito tanto em design quanto na qualidade de seu material, não achei horrível esta versão… devo comprar a minha na próxima semana.

    Uma sugestão: pega a camiseta do Fluminense (Adidas) e troca as cores para azul, preto e branco. Ficaria muito melhor.

    abraço,

    Marcelo Hendler (Joinville)

    Reply
  5. Rodrigo

    PQP cara, essa camisa tá nojenta, O FDP do César Pacheco quase me enganou prometendo camisa tradicional e tudo mais… o cara é tão FDP que ainda tem a pachorra de lançar uma campanha pra vender a camisa no escuro enquanto ele entoa aos 4 cantos que a camisa vai ser tradicional, que vai ser igual a de 95 e que os modelos africanos estavam descartados.

    PS.: das opções colocadas a única que gostei foi a “Modelo que criei” que não é nada mais que uma mistura do modelo 2008 com a da Libertadores 2009. Ficou muito boa.

    Reply
  6. Firmino

    Eu acho que essa discussão toda é frescura. Se o time ganhar títulos com essa camisa, e principalmente se for dramático como estamos acostumados, muitos dos críticos vão acabar comprando. Entrará no imaginário do torcedor, eternizada, e dentro de alguns anos vão lançar modelos “retrô” em homenagem a ela. Já imaginaram?

    Reply
  7. Firmino, eu concordo contigo em dizer que o Grêmio pode imortalizar essa camisa se conquistar títulos. Aliás, torço para isso. Mas não concordo que essa discussão seja “frescura”.

    Estamos falando de um símbolo máximo de uma instituição, que é a camisa tricolor do Grêmio, o verdadeiro e único time internacional do Sul. Uma marca que devia seguir alguns parâmetros básicos para ser lembrada e respeitada, pois é reconhecida em todo mundo. Quando o uniforme muda demais ou ganha outros contornos, deixa de ser reconhecido.

    Se esses parâmetros forem resguardados, a camisa tricolor vai agradar ao torcedor e render boas vendas, respeitando sua própria história, ainda que o time nem sempre corresponda.

    Abs!

    Reply
  8. Nélson

    Para falar a verdade a camisa do grêmio há bastante tempo está feia , observe que as listras da camisa desse ano estão desproporcionais . Em outros modelos anteriores a camisa era somente uma ou duas cores ( com as três listras expostas no centro da camisa) . O Grêmio não é bicolor e unicolor e falando a verdade o Grêmio está com a puma pois a marca coloca dinheiro dentro do clube e colocando seus modelos ditos “modernos” que na minha opinião são modernos para estilistas e especialisas em moda .
    O Grêmio, como algum membro já mencionou é desinteressado em fazer uma camisa tradicional ( clássica). Devemos pressionar , fazer uma campanha macica contra a puma , não podemos aceitar essa modernidade se espalhar pela camisa do grêmio , queremos uma camisa clássica com as três listras listras expostas pela camisa inteira , não uma e duas cores segundo o modelo da puma e como o segundo uniforme a volta da camisa celeste voltada aos padrões originais de 95 .
    Atenciosamente
    Nélson

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.