Coluna do Will

Mini campeonatos e a esperança de Libertadores

Já fazem dois anos que posto na comunidade do orkut Grêmio-Vip algumas projeções referentes ao Grêmio e suas ambições no campeonato Brasileiro. Como em 2008, tal tópico continua a dar sorte e por assim ser, trago aqui a vocês tais números e o sonho que compartilho com vocês, caros tricolores.

Eis os números (nossa, agora me senti o locutor das notas do Carnaval do Rio, aquele que diz EisXxx asX NotasSxX,hahaha):

A Pontuação média do 3º colocado nos 3 anos anteriores (2009, 2008 e 2007) foi de 64 pontos. Teoricamente teríamos que torcer para o Grêmio alcançar esta pontuação para que assim possamos ter a vaga garantida na Libertadores. TEORICAMENTE. Na prática duas outras situações podem acontecer: A pontuação do 3º não ser 64 e sim menor (61 no mínimo) ou a pontuação do 3º ser maior (67, 68 talvez, no máximo). Para efeitos de esperança pensaremos que a pontuação do 3º fique entre 64 e 61, ok!?
Pois bem, como isso acontece? Teríamos que torcer a partir de hoje para que 2 dos 4 times que estão na frente (Fluminense, Corinthians., Botafogo e Cruzeiro) comecem a trocar de posição, ou seja, perder pontos bobos e marcar passo. Também podemos escolher duas equipes para azarar diretamente (minha dica seria Corinthians e Cruzeiro), afinal o Botafogo já demonstra sinais de fraqueza e não deve segurar e o Fluminense caminhará a passos largos pra taça. Claro, lembrando que essa “azaração” só valerá se o Grêmio fizer seu papel, ou seja, vencer 8 partidas e empatar uma. Assim alcançaria os 64 pontos. Dessa forma ainda poderia perder duas partidas.

Resumo da ópera:
Se o Grêmio quiser ir pra Libertadores com 64 pontos, sem depender de crimes, precisa ganhar 8. Pode perder 2 e empatar 1;
Se o Grêmio quiser ir pra Libertadores com 61 pontos, precisa torcer que os líderes empaquem e troquem de posição, marcando passo. Assim Precisa ganhar 7. Pode perder 3 e empatar 1.
Ok, mas onde entram os tais mini-campeonatos?

Dividindo os jogos restantes até o fim do certame, encontramos o Grêmio diante de três competições diferentes, ou três pequenas decisões. Utilizando a idéia dos números já citados a situação do Grêmio seria a seguinte:

MC I – 9 pontos
Vitória (F) – 3pt – Já conquistados
Prudente (C) – 3pt
Vasco (F) – 0 pt
Cruzeiro (C) – 3pt

MC II – 9 pontos
Inter (C) – 3pt
Fluminense (F) – 0 pt
Goiás (F) – 3pt
Ceará (C) – 3pt

MC III – 10 pontos
Santos (F) – 1 pt
Atlético-PR (C) – 3pt
Guarani (F) – 3pt
Botafogo (C) – 3pt

Não é nada fácil. Nunca foi. E não será diferente. Resta termos Gremismo suficiente  pra acreditar e torcer.

Vamos!

2 Comments to “Mini campeonatos e a esperança de Libertadores”

  1. Quico

    Projeção muito bem feita Will! Eu também acredito! Com apenas uma ressalva: Acho que o ponto que tu colocaste contra o Santos na Vila Belmiro, será conquistado contra o Vasco no RJ, pois sair da Vila com ponto, é realmente dificílimo.

    Abs!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.