Coluna do Will

Há motivo para tanta descrença?

692
Participo de diversos fóruns sobre futebol, os quais muitos deles dizem respeito ao Grêmio. É impressionante a quatidade de torcedores que disseminam jogo após jogo, teorias sobre o futebol tricolor a cada início de temporada. “Nesse campeonato brigaremos para não cair”; “Este pereba não merece vestir o manto”; “Fulano Ruinzaço, Ciclano Péfrouxo”. Confesso que já fui assim, fazendo parte deste “seleto” grupo de “Gremistas terra-arrasada”. Porém, o que vejo este ano é algo bem diferente.
O Grêmio de 2011 deverá ser tranquilamente o melhor time desde aquele que foi campeão da Copa do Brasil de 2001 (senão for muito mais bem sucedido). Vejam bem, eu disse DEVERÁ. Saliento isso porquê qualquer avaliação taxativa neste momento (seja ela positiva ou negativa) seria errôena e precipitada, visto que dos reforços anunciados este ano, apenas Lins e mais recentemente Vinicius Pacheco tiveram tempo para mostrar algo (este último pouquíssimo tempo, diga-se de passagem), além do time ter jogado apenas 8 partidas no ano (sendo que 3 ou 4 com time principal). Soma-se a isso o fato de não termos feito uma pré-temporada decente (graças ao descaso de nossa diretoria com o restante do time enquanto só tinha olhos para Ronaldinho).
Além da manutenção do padrão de jogo e plantel do ano passado (salvo raríssimas exceções) o Grêmio contratou bem e pontualmente. Isso embasa minha confiança, por mais que as primeiras partidas do ano não tenham sido as melhores amigas para me ajudar neste comentário que parece por vezes ser solitário.
Fico imaginando como seria a vida se existisse Orkut, Twitter ou Facebook em 1995/96. “Este paraguaio só da balão na zaga”; “Danrlei é bom, mas estes frangos nã dá”; “Fora Sargentão Scolari”; “Arilson cachaceiro”.
Os torcedores gremistas precisam ser mais confiantes no time atual e deixar de lado o saudosismo burro. Erros e problemas todas as grandes equipes possuem e sempre possuírão. O que o torcedor não pode é manter descrença baseada somente em meia dúzia de partidas. Confio no Grêmio de Renato. Passei a confiar ainda mais depois da vitória suada e na vontade contra o Liverpool. Vencemos muito mais na camisa e na garra do que no futebol. No Grêmio sempre foi assim que se lapidaram times campeões. Showzinhos enganadores que aliciam mentes ávidas por resultados é do outro lado do lago.
Não sou o detentor máximo da sabedoria, posso errar (assim como já errei muito), mas creio que desta vez o equívoco não será meu quanto ao que o time pode e deve produzir no ano.

2 Comments to “Há motivo para tanta descrença?”

  1. Thiago

    Eu as vezes tenho a impressão de que ‘alguns muitos’ torcedores acham que o Grêmio deve e/ou tem que ficar como o Barcelona, só goleadas e show de bola. Eu me preocuparia se NÃO tivessemos problemas, pois aí não teriamos mais tempo para conserta-los quando a hora H chegasse. Me impressiono MUITO ao ler nas comunidades do Grêmio no Orkut, a algum tempo já, vários torcedores Gremistas exaltando o coirmão vermelho, que é favoritíssimo, que vão papar mais uma LA, e bla bla bla. Mas o que vejo a mais de 1 semestre dentro de campo é bem diferente. Ou não entendo palhufas de futebol. Se começamos o ano terrivelmente mal como dizem, coitado de outros times por aí.

    Reply
  2. Gabriel Vieira

    Não é questão de fazer terra arrasada, mas é impressionante como as pessoas não enxergam que o Grêmio precisa contratar volantes e nos últimos 3 anos deixou de ganhar bons torneios porque persistiu no erro.
    É impossível um clube do tamanho do Tricolor depender da inabilidade e inoperância do Adilson boca aberta e do ‘homem sem fundamentos’ William Magrão.
    Faz 3 anos que estão no profissional e o que apresentaram até agora? Nada!!
    E já enxergo que o próximo a se arrastar enganando no profissional é o tal de Bruno Collaço. Bah, esse dói. Faz força pra correr e é lento, cruza mal e só dá passe lateral.
    Penso que o Grêmio tem que rever urgente a sua categoria de base!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.