Coluna do Will

Um jogo para se comemorar, refletir e (re)pensar alguns pontos

484O Grêmio ontem enfrentou o líder do campeonato, dentro de sua casa, com o apoio maciço de sua torcida e protagonizou o jogo da rodada. Venceu, consolidou Jonas na artilharia e está há 4 pontos do G3. Fortificou o trabalho de Renato Portaluppi a frente do time e mostrou que muita gente ainda pode queimar a língua com o trabalho do então presidente Duda kroeff. Tudo isso em apenas duas horas de futebol. Fatos relativamente explícitos. Porém, após a empolgante partida e com os ânimos menos aflorados, creio que não devemos somente comemorar a vitória e constatar erroneamente que brigamos por título e que assim será até o fim do campeonato, pois estamos invencíveis.

A partida de ontem mostrou um Grêmio mal posicionado defensivamente. O Cruzeiro alçava bolas como queria na área tricolor. A estupidez e a forma grossa de dar balão do também “ão” Paulão (me desculpem os trocadilhos) não podem ser sempre nossa forma de sair de trás, ligando diretamente a defesa com o ataque. A o sistema defensivo (principalmente nossos zagueiros) precisam urgentemente de tempo de jogo. Paulão é inferior a Vilson e este não é volante. Ferdinando (que saiu num bom momento, fazendo boas partidas) poderia muito bem proteger melhor a defesa ontem e Vilson daria mais consistência e tempo de bola na defesa com Rafa Marques. Longe de criticar nosso treinador, mas nitidamente esta escalação do Vilson é ao que tudo indica “peixaria”. Este na defesa e Gilson na esquerda também são casos de “mão excessiva” do Portaluppi, só que nestes dois casos funcionou a estrela do “homem gol”. Porém nem sempre será assim e Renato não pode dar chance pro azar. Quando a coisa não flui o certo é rodar, procurar novos rumos e ontem por muito pouco a falta de um volante de origem na frente da área não nos custa uma derrota.

No meio campo o time mostrou muito vigor, especialmente com Fábio Rochemback, que mesmo fora de ritmo conseguiu impor uma marcação cerrada sobre o principal jogador celeste, Montillo e com Douglas, o maestro, dono da meia cancha. No ataque mais uma vez Renato mostrou que possui estrela e a confiança de seu elenco. Escalou o até então desconhecido Junior Viçosa que ao final da partida contabilizava um gol e uma bela partida.

Enfim, o Grêmio está a 8 jogos do fim do certame. A briga pelo G3 se consolida de maneira acirrada e não são permitidas mais falhas. Com a volta de Adilson no meio com o conseqüente deslocamento de Vilson pra defesa mais o retorno de André Lima no ataque, o time parece chegar ao equilíbrio perfeito que no momento pode ter. E tudo isso em uma semana Grenal. Haja coração.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.