Coluna do Társis

3º uniforme do Grêmio

Com meses de atraso, o terceiro uniforme do Maior do Sul estará disponível à votação dos torcedores.
A votação deve irá até dia 18 de junho, ao meio-dia. Somente sócios e cadastrados no Exército Gremista poderão votar em um dos modelos escolhidos pela direção gremista.

A polêmica fica por conta dos modelos. A simples adoção do layout Puma usado pelas seleções africanas na Copa da África. O mesmo modelo que, segundo as palavras do marketing gremista, havia sido recusado. O mesmo modelo já é utilizado no uniforme branco.

Não quero cair mais em discussão sobre o uniforme ser ou não apropriado. Para mim, os problemas e polêmicas relativos ao desconhecimento da tradição tricolor e ao desrespeito pelos fardamentos gremistas, já chegaram no limite.

Vou pedir licença ao Diego e ao Quico, que também assinam as matérias do Camisas do Grêmio, para simplesmente fazer campanha pelo único modelo que, ao meu ver, merece voto.

Ainda que pudesse ser melhor, esse modelo celeste, é o único que tem o mínimo de condições e beleza. Os demais são de chorar de tão feios. Uma simples adaptação, sem grande esforço, dos uniformes africanos lançados pela Puma.

Isso porque o terceiro uniforme permite alguma ousadia, ou pelo menos um layout diferente. O próprio site Camisas do Grêmio fez um trabalho excepcional convidando os torcedores para criar um modelo diferenciado, no projeto “Vista o Grêmio”. Parece que nada disso sensibilizou os designers da Puma ou o marketing gremista.

Vamos torcer para, seja qual for o uniforme escolhido, o time renasça e volte inteiro após o parada imposta pela Copa do Mundo.

4 Comments

  1. Fernando K.

    Sinceramente, você está exagerando. As camisas não são feias, também não são lá muito bonitas, mas feias não são.

    A única, de menor nível é a última, preta com listas horizontais brancas.

    As opções 1, 2 e 3 são as mais bonitas. Meu voto vai para a 1ª opção.

    Reply
  2. Vanderley Arengalli

    Na minha opinião tu tens razão. O que a Puma faz é sem sentido, não tem razão para não fazer um trabalho mais bonito.

    O branco ainda passa, o celeste com os riscos ficou estranho. Tinha uma camiseta preta ano passado que era linda.

    Só que por outro lado não adianta ter o uniforme mais bonito do mundo com aquele time do Silas. O Kroff está deixando a desejar e não é só no quesito marketing

    Reply
  3. Quico

    Olá Társis! Concordo com o que tu disse. A Puma não está dando o valor que a camisa do Imortal merece. Na minha opinião, só os modelos azuis se salvam. Como já disse anteriormente, eu não me acostumaria em ver o Grêmio jogando de preto. Eu voto na camisa azul com o número branco, pois eu acho que o número fica muito show nessa cor, e os detalhes em dourado também me agradam. Tudo bem que é o mesmo layout da camisa verde da Costa do Marfim, mas mesmo assim eu gostei, e é a única que eu compraria.

    Reply
  4. Fernando, até agora tu foi um dos poucos que vi elogiando. A maioria, como ocorreu com a camisa tricolor, está entre o “não gostei” e o “devia ser melhor”.

    O problema é o “timing” da Puma e da direção. Não estamos em um período apropriado para o lançamento de “modernices”.
    O time não está bem, a nação tricolor tem saudades das décadas de 1980 e 1990, quando o Grêmio era copero e reinava. Uniformes “tradicionais” que remetam à esse período, certamente agradariam os torcedores e trariam mais confiança – mais venda! O Grêmio precisa reencontrar suas raízes vencedoras, começando pelo uniforme. É óbvio.

    O agravante com a Puma é que eles nem se deram ao trabalho de desenhar o uniforme, pegaram o que existia (seleções africanas) e mudaram as cores. Padrão Puma, não padrão Grêmio. Não parece existir interesse em fazer algo para o Grêmio. A direção criticou os modelos anteriormente, com o ombro e uma cor só.

    Ainda assim, há modelos da Puma que mesmo na padronagem são mais apropriados.

    Vão acabar escolhendo esse uniforme preto, FEIO, porque o celeste tem um design é idêntico ao branco. Uma pena. É feio.

    Tudo bem, é uma questão de gosto? É. Mas também é uma questão de bom senso. Onde está o trabalho de design? Porque outros times tricolores com outras marcas não fazem isso e a Puma faz? Porque o Grêmio aceita e se dá por feliz?

    Enfim, tudo isso pesa.

    Como eu disse antes. Se o time render, qualquer coisa que a Puma fizer ficará instantaneamente linda 😀

    Abs!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.