Coluna do Quico

Seleção de gringos 2: Os pernas de pau

Pistolero Garces
Pistolero Garces

Tavarelli– Chegou como solução para o gol, após a saída de Danrlei, mas se mostrou um grande fracasso, pois, apesar do marketing, das cambalhotas, e das camisas com macaquinhos, tomava gols em bolas absolutamente defensáveis, e era conhecido como “braço-curto”.
Bustos– Fez um gol de falta contra o Grêmio pelo “glorioso” Deportivo Cúcuta, na Libertadores 2007, logo após a competição, foi contratado, mas nunca mostrou o mesmo futebol que o levou a seleção colombiana. Dispensado pelo Tricolor, assinou com o rival, mas jogou menos ainda e acabou na geladeira.
Pablo Hernández– Era muito elogiado pela direção, que sonhava contratá-lo. No início de 2002 conseguiram que o Defensor-URU o emprestasse por um ano, para ser o “xerife” na Libertadores. Jogou poucos jogos, entregou vários gols e foi dispensado.
Baloy– Trazido em 2003, contribuiu, e muito para o rebaixamento em 2004, com várias entregadas e lambanças. Pra justificar suas atuações, dizia que os adversários o xingavam demais em campo. Ainda indicou um reforço e tanto para o ataque: “Pistolero” Garces.
Hidalgo– A direção insistiu em contratá-lo logo após ser dispensado do rival, já que tinha o “status” de titular da gloriosa seleção peruana. Resultado: Continuou não jogando nada, era lento e não atacava nem defendia.
Astrada– “El jefe”, como era conhecido, foi trazido na época da ISL para a montagem do “time dos sonhos”. Custou muita grana, recebia um salário altíssimo, mas dentro de campo era um vexame. Não lembrou em nada o jogador vitorioso do River Plate.
Orteman– Também chegou com grande expectativa e salário alto. Apesar de eu achar que ele teve poucas chances no Grêmio, nas vezes em que esteve em campo, parecia que não tinha interesse pela partida e passava a maior parte do tempo apagado.
Julio dos Santos– O paraguaio emprestado pelo Bayern de Munique, não conseguiu se firmar nem nos jogos do gauchão. Não rendeu o esperado e pediu para ser emprestado. Foi parar no Atlético-PR, onde também não deu certo.
“Pistolero” Garces– Indicado por seu amigo Baloy, não chegou a entrar em campo com a camisa Tricolor, pois além de demonstrar deficiência técnica, a direção descobriu que ele era ex-presidiário no Panamá, e que na verdade, ele era um grande matador, mas fora de campo…
Lipatín– Quando o assunto era perder gols feitos, ele se superava. Não sei o que o Mano pensava quando colocava ele e deixava o Anderson no banco. Arrebentou num jogo treino da pré-temporada 2006, marcando 5 gols. Mas acabou dispensado antes do meio do ano.
Danlaba Mendy– Começou numa universidade que formava atletas na Flórida-EUA. O Grêmio foi seu primeiro clube profissional em 98. Jogou apenas poucos jogos oficiais e alguns amistosos. Era motivo de chacota entre os torcedores rivais.

Se alguém quiser sugerir mais algum nome, é só comentar.

FOTO:     jajogueinogremio.blogspot

14 Comments to “Seleção de gringos 2: Os pernas de pau”

  1. Fernando K.

    Acho que um gringo que seria interessante colocar na lista, ou no banco seria o Beausejur (acho que é isso), que no Grêmio acho que nem chegou a jogar 1 jogo e agora ta arrebentando na seleção chilena. Se não me engano, esteve no Grêmio em 2004 ou 2005.

    Reply
    1. Quico_20 Author

      Obrigado por comentar, Fernando. Realmente, esqueci de colocar o Beausejour, que jogou aqui (ou melhor, não jogou nada) em 2005, durante a série B. Eu lembro dele ter jogado apenas contra o Marília aqui no Olímpico, num jogo em que o Tricolor colocou os reservas e ele marcou um gol de pênalti. Vou dar um jeito de montar um banco pra esse time. Se tu tiver mais sugestões, é só mandar.
      Abraço,
      Quico

      Reply
    1. Quico_20 Author

      Verdade que o Morales não jogou nada. Mas acho que ele deveria ter recebido mais chances, do que apenas ter entrado em meia dúzia de partidas. Obrigado por comentar! Esteja a vontade para comentar sempre.

      Reply
  2. sandro

    Faltou Carlos Kiese, paraguaio, que veio em 1980, por uma fortuna e não jogou nada. Por muito tempo, devido a esse fato, jogadores paraguaios foram olhados com desconfiança. Essa desconfiança só acabou com Arce e Rivarola. Ser chamado de Kiese, era motivo de briga, numa pelada. Ortiz, ponta argentino, de 1976. Grande ponta! Mas, na seleção argentina, em 1978. No Grêmio, não jogou nada. Cejas, outro grande goleiro, no Santos e no futebol argentino. No Grêmio, nada. Perea, atacante colombiano, que passou, faz pouco tempo. Sabella, meia argentino, da seleção, inclusive, que jogava muito, mas, no Grêmio, não jogou nada. Trasante, zagueiro uruguaio, que foi um verdadeiro atraso. Há muitos outros, também.

    Reply
  3. sandro

    Lembrei de mais três: Daniel Cardaccio. Volante uruguaio, de 1979 e Amato (esse dispensa comentários).
    Dos que eu vi jogar (acompanho desde 1975), Kiese e Cardaccio foram os piores estrangeiros que já vi.
    Esse, eu não vi, mas, meu pai viu. Oyarbide, nos anos 60. Foi tido como a maior bomba da época! Dizem que era tenebroso!

    Reply
  4. sandro

    E mais alguns: Astengo, zagueiro chileno, de 1987-88. Loco Abreu, esse mesmo da seleção uruguaia. Corbo, terrível goleiro de um grande time: o campeão de 1977.
    Teve, também, um volante argentino, chamado Puma…

    Reply
  5. Guilherme

    Na real o Beausejour fez um golaço contra o Marília é jogava mais do que algumas nabas como Valdeir (2006) é na real fez mais de 10 jogos com a camisa do gremio , porém esse não é o ponto .
    tem que colocar o Brain Rodríguez (2015) é o Julio Rodríguez (2005) o unico jogador que fez menos de um tempo de jogo com a camisa do Grêmio apesar disso era bom jogador mas por isso deve estar nessa lista.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.