1995

Tricolor 1995 – Sanwa Bank Cup – Penalty

Essa é uma curiosa camisa do Grêmio usada em um único jogo pela Sanwa Bank Cup em 1995, contra o Verdy Kawasaki. A Sanwa Bank Cup era uma competição organizada pela J-League que para promover o futebol japonês realizava um jogo entre o campeão japonês contra um campeão de um campeonato estrangeiro qualquer. Em 1995 o Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 1994, jogou pela Sanwa Bank Cup contra o Verdy Kawasaki e venceu por 2 a 1.

Neste jogo o Grêmio utilizou uma camisa diferente das outras. Esta camisa era praticamente igual à de 1994 e 1995, porém onde havia o patrocínio da Coca-Cola nela foi colocado o nome da marca fornecedora do material, a Penalty. Até hoje não sei o motivo para que isto tenha acontecido. Pode ter sido idéia da Penalty para se promover ou até então, como eu achava até um tempo atrás, proibição da J-League de que se usasse patrocinador durante essa competição. Essa segunda opção estou descartando após ver fotos da partida onde o Verdy Kawasaki usa na camisa patrocínio também da Coca-Cola e não precisou retirá-los.

Segue a camisa:

Sanwa Bank Cup:

Ao vencer o Verdy Kawasaky, Bicampeão da Liga Japonesa de Futebol, no Estádio Nacional de Tóquio, no dia 04 de março de 1995, o GRÊMIO, na condição de Bicampeão da Copa do Brasil 94, conquistou a 1º Copa Sanwa, também denominada Copa da Amizade.

Pela primeira vez na história do futebol japonês realizou-se um jogo oficial entre um campeão brasileiro e um campeão japonês. O festivo evento intercontinental foi promovido pela Japan Foot-Ball Association (J-League) e pela Confederação Brasileira de Futebol.

A competição foi realizada em comemoração ao centenário do intercâmbio comercial e de amizade entre Brasil e Japão.

O jogo foi transmitido pela televisão para todo o território japonês, enquanto que no estádio, com bom público, apesar da forte nevasca, ocorrida no dia do jogo, 27 mil torcedores viram a vitória gremista por 2×1 com gols de Paulo Nunes e Jardel.

A delegação gremista, chefiada pelo Presidente Fábio Koff, era composta ainda, pelo Vice Presidente Jurídico, Renato Moreira e pelos reservas Murilo, Wagner Fernandes, André Vieira, Alexandre, Carlos Alberto e Magno, além do massagista Banha e do roupeiro Hélio.

Grêmio 2 x 1 Verdy Kawasaki

Local
: Tóquio/JAP
Data: 04/03/1995
Gols: Paulo Nunes e Jardel (Grêmio), Bismarck (Verdy)

VERDY KAWASAKI: Fujikawa; Ishikawa, Pereira, Nakamura e Tsunami; Hashiraya, Bismarck, Kitazawa (Hironaga), Fujiyoshi (Tshiwka), Alcino e Fube
Técnico: Nelsinho Batista

GRÊMIO: Danrlei; Arce, Luciano, Adílson e Roger; Dinho, Goiano, Vagner Mancini e Carlos Miguel; Paulo Nunes (André Vieira) e Jardel (Magno).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Fonte: Gremio.net

8 Comments to “Tricolor 1995 – Sanwa Bank Cup – Penalty”

  1. Marcio Pasa

    Ola,
    A camisa exposta tem fundo preto e PENALTY escrita em branco. A camisa utilizada na Sanwa Bank Cup 1995, como aparece na foto exposta, era o contrário: o fundo branco e PENALTY escrito em preto. Tenho um exemplar destas camisas conseguida junto a um jogador. De qualquer forma fiquei curioso com a sua camisa. Não conhecia e não sei quando o Grêmio a utilizou. Parabéns e saudações tricolores.

    Reply
  2. Camisas do Grêmio Author

    Marcio, tu sabe que não me dei conta deste detalhe. A foto que eu ia usar era a do anúncio no ML do cara com quem comprastes a camisa, porém não o achei e usei essa foto. Não sabia que existiam dois modelos dela e agora também fiquei curioso para saber onde este, da foto que postei, foi usado. Vou editar o post com as fotos da anunciada no ML que você levou, pois essa que é a usada na Sanwa Bank Cup. Obrigado pelo comentário! Abraços!

    Reply
  3. Pablo

    a foto da primeira camisa postada, com a marca penalty em letras pretas e espaço em branco aparece somente as costas, nao tens a foto da frente? abraços!

    Pablo Moraes

    Reply
  4. Márcio Pasa

    Quanto tempo…
    Relendo esses comentários…
    Para constar e fazer justiça… Comprei essa camisa, (da foto) do Marcelo Fogaça, no mercado livre. Ele foi jogador do Grêmio, era junior, e trouxe a camisa do Japão na época do jogo. Tenho uma declaração de punho do cara. Hoje ele é empresário de jogadores e grande pessoa.
    Abraço ao amigo

    Reply
  5. juliano

    boa tarde!
    primeiramente parabéns pela coleção e pelo site, mto legal, uma viagem pela história do tricolor.
    em segundo lugar, eu tenho a camiseta com fundo preto e penalty escrito em branco, porém de mangas curtas e sem número, e a muito tempo procuro saber de quando é, se foi usada em qual jogo etc…
    se alguem souber de algo, agradeço.
    abraços

    Reply
  6. Guilherme

    Boa tarde amigos.
    Tenho uma camisa exatamente igual a essa do Juliano. Mangas curtas, fundo preto e letras brancas e sem numero. Notei que minha camisa tem as marcas dágua diferentes da foto primeira camisa usada no post. A minha tem os pequenos triângulos e não os brasões como na foto. A extremamente dificil conseguir informações sobre ela!

    Grande abraço!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.